Bom dia!

Hoje o assunto é curto mas super importante: alimento integral.

Semana passada falei um pouquinho sobre esse tema em uma entrevista:

O que é? Como comprar? Quais o benefícios?

Alimentos integrais são aqueles alimentos que não passaram por nenhum processo de refinação e então não descartam partes ricas em nutrientes, como cascas e películas. As fibras encontradas nos alimentos integrais têm relação direta com a redução do colesterol e glicose sanguínea, aumento da saciedade e melhora da motilidade intestinal.

Atualmente existe pão integral, biscoito integral, bolo integral, arroz integral, macarrão integral, farinha de trigo integral…

Uma dica extremamente importante na hora de comprar um alimento que alega ser integral, é analisar o rótulo. No Brasil, a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – é o órgão que controla a rotulagem nutricional e estabelece que os ingredientes sejam listados em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente se encontra em maior quantidade. Muitos produtos ditos integrais apresentam como primeiro ingrediente “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico”. Isso é farinha de trigo branca, refinada, então esse alimento não é integral. O primeiro ingrediente do produto integral sempre deve ser farinha de trigo integral.  Fiquem atentos!

Beijos!

 

Contato

magali-por_william_medeiros