Serviços

Cirurgia Bariátrica

No Brasil, 17,5% da população apresenta obesidade e 50,8% apresenta excesso de peso. Somado a isso, temos um aumento importante de doenças associadas a obesidade, por exemplo: diabetes tipo 2, hipertensão, aumento dos níveis de colesterol e esteatose hepática ou popularmente conhecido como gordura no fígado 1, 2.

A cirurgia bariátrica vem crescendo em todo o mundo, e devido a considerável perda de peso, o procedimento cirúrgico trata ou reduz as comorbidades em até 80% dos pacientes.

Tão importante quanto a cirurgia é o acompanhamento nutricional! Não seguir as orientações pode custar caro para a sua saúde e já se sabe também que 50% dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica voltam a ganhar peso!

O acompanhamento nutricional começa já no pré-operatório e após a sua cirurgia, você jamais deve abandonar o acompanhamento. Nesse momento, vamos avaliar sua perda de peso e planejar a dieta de acordo com as necessidades calóricas nesse novo momento e fracionamento correto de acordo com a rotina de atividades diárias, como trabalho, faculdade e atividade física, funcionamento intestinal adequado, substitutos saudáveis para aquele momento de correria, receitas saudáveis e práticas para refeições fora de casa,  vontades alimentares fora da dieta, analisar exames laboratoriais, manejar a suplementação nutricional, reforçar constantemente a importância das escolhas nutricionais saudáveis e auxiliar na sustentação do novo peso¹.

Tem dúvidas sobre a cirurgia? Entre em contato! Você será acolhido por uma equipe multidisciplinar excelente!

 

  1. Vigitel – 2013
  2. Mechanik et al. 2013
  3. Consenso Bariátrico da SBCBM – 2006