Bioimpedância – Inbody 370

Análise da Composição Corporal 

O peso corporal é a soma de diferentes componentes: água corporal, proteína, minerais e massa de gordura corporal. É essencial garantir uma composição corporal equilibrada para manter a saúde¹.

COMO FUNCIONA

A bioimpedância é um método de avaliação da composição corporal e se baseia na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade através do corpo. A impedância ou resistência ao fluxo da corrente elétrica é medida pela bioimpedância elétrica. Como a impedância varia de acordo com o tecido que está sendo mensurado e, sendo a massa magra um bom condutor de energia por possuir alta concentração de água e eletrólitos e a massa gorda um mau condutor de energia, pode-se dizer que a impedância é diretamente proporcional ao porcentual de gordura corporal².

Resumindo, em segundos, um aparelho irá mostrar o quanto de gordura e o quanto de músculo seu corpo é constituído. É fundamental para acompanhar a evolução de cada paciente de acordo com as suas expectativas.

 

Além disso, oferece:

  • Análise do IMC
  • A Porcentagem de Gordura
  • A Relação Cintura-Quadril (RCQ)
  • Análise da Massa Magra Segmentar
  • Análise da Massa Gorda Segmentar
  • Interpretação dos Resultados
  • Controle Músculo-Gordura
ORIENTAÇÕES

O exame se torna mais fidedigno quando o paciente passa por alguns cuidados:
1. Não comer antes do teste
2. Ir ao banheiro antes do teste
3. Tentar manter o peso real. Usar roupas leves e remover jóias e objetos metálicos antes do início. Tirar celular, carteira, chaves do bolso
4. Não se exercitar ou tomar banho antes do teste
5. Evitar ficar sentado e levantar só na hora do teste
6. Não fazer o teste se estiver tomando diuréticos ou se estiver no período menstrual, pois há aumento na água corporal neste período
7. Ao dar entrada nos dados, colocar a altura correta
8. Manter a temperatura ambiente entre 20 e 25 graus

  1. Texto informado pelo fabricante (http://www.inbody.pt/inbody-370.html
  2. Wagner DR, Heyward VH. Techniques of body composition assessment: a review of laboratory and field methods. Res Q Exerc Sport 1999;70:135-49.

*O valor da bioimpedância não está incluso na consulta.